"Justiça seja feita": Campanha aclama Amanda Mattos na Corte da Bateria da Mangueira 2018
- Meu Mundo do Samba
- 28 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Após a participação da Amanda Mattos na noite (27/10) de eleição da Corte do Carnaval Carioca 2018 sambistas aclamam sua eleição para a Corte de Bateria da Mangueira. Com gritos de injustiçada, a sambista foi finalista pelo segundo ano consecutivo do concurso e diante de uma apresentação que arrancou aplausos surgiu a campanha para integrar a Corte da sua escola de samba do coração.

Foto: Arquivo Pessoal/ Alex Nunes Fotografa
Amanda atualmente é Musa da Mangueira e já reinou a frente da bateria da Mangueira no carnaval 2005 como Rainha e como Princesa em 2003 e 2004. A comunidade está tão ansiosa para o retorno da sambista - que é considerada Eterna Rainha da verde e rosa - que adorou a ideia da Mangueira inovar com duas Rainhas a frente da bateria no carnaval 2018, tendo a permanência da Evelyn Bastos no posto.

Foto: Arquivo Pessoal / Alex Nunes Fotografia
Ainda há a expectativa de que a sambista receba o título de Madrinha de Bateria, atualmente ostentado pela Neide dos Santos, mas que desde 2009 não desfila a frente da bateria representando a título. Assim como Dona Neide, Amanda tem um currículo respeitável na comunidade - por ser professora dos Projetos Olímpicos da Mangueira - e no carnaval e demonstra gabarito para assumir o título de Madrinha da sua escola do coração.

Foto: Arquivo Pessoal / Alex Nunes Fotografia
O presidente da Mangueira, deputado estadual mais conhecido como Chiquinho da Mangueira, já foi notificado da campanha, mas ainda não se pronunciou sobre a possibilidade da Amanda Mattos ser condecorada na Corte da Bateria da Mangueira. Até então, a sambista segue no grupo de Musas da Comunidade da Mangueira. Na sua página oficial a sambista aproveitou para agradecer aos sambistas e a Nação Mangueirense pelo apoio e demonstrou o seu reconhecimento como uma verdadeira Majestade do Carnaval.
Confira na integra o texto de agradecimento da Amanda Mattos:
"Graças a Deus que o reinado é meu!
Ontem foi um dia muito especial na minha vida. O dia em que pude constatar a Majestade que fui e que sou no coração daqueles que me respeitam e me admiram.
Não foi fácil subir naquele palco. São inúmeros os fatores que te trazem insegurança na conquista do seu sonho. Mas, eu venci... o medo, a insegurança e a injustiça. Venci subindo naquele palco sabendo que minha história seria conhecida e reconhecida pelos que de fato sabem o que mais importa na nossa cultura carnavalesca. O samba e os frutos de seus filhos e filhas sambistas.
Sou mais uma sambista que reinou naquela noite. Quando eu subi ao palco eu pensei. Preciso demonstrar com a minha segurança e tranquilidade que eu sou uma Rainha, independente do resultado. Foi o que eu tentei e pelos elogios e críticas construtivas que venho recebendo vejo que consegui mostrar a força da minha Majestade.
Ser Rainha do Carnaval era um sonho. Nesta noite eu descobri que o meu sonho se realizou. Eu quebrei o gelo... e me senti verdadeiramente uma Rainha do Carnaval. Talvez não seja oficialmente, mas o meu coração está acalentado. Graças a Deus se não me aplaudem, também não me vaiam. Sou feliz por isso. A minha trajetória está definitivamente reconhecida e valorizada pelos sambistas.
Seria egoísta ao validar o reconhecimento do nome Amanda Mattos apenas por minha dedicação. Saibam que se hoje eu sou a Amanda... aquela que todos conhecem ao longe, com um furacão nos pés vindo de lá da Mangueira... é graças a muitas mãos. Não só da minha comunidade, da minha Cidade Maravilhosa, mas, mãos de vários lugares do nosso amado Brasil.
Sou grata a todas as pessoas que nesses 28 anos de envolvimento no carnaval puderam me incentivar e me ajudar a me tornar essa sambista majestosa. Sou grata também a todas as pessoas que sonharam e se realizaram junto comigo na noite de ontem. O melhor resultado é o carinho que tenho de vocês familiares, amigos, admiradores e colegas do samba.
Um agradecimento especial a minha agremiação Estação Primeira de Mangueira e a todos os mangueirenses que me apoiaram até o fim. Não esquecendo da minha querida União de Jacarepaguá pelo reconhecimento de sempre.
Contem sempre com o sorriso, as loucuras, o samba no pé e a majestade da amada Amanda que verdadeiramente vos ama
Hoje eu tenho a consciência de que irei reinar no coração dos sambistas que me aplaudiram e vibraram com a minha evolução. Posso não ser perfeita, mas o meu amor pelo samba é fatídico. O meu caráter e dignidade como filha, mãe, esposa, professora, amiga e sambista continuarão intactos.
Encerro com uma fala marcante na minha história no carnaval, quando a justiça de Deus foi feita e recebi o Estandarte de Ouro. É exatamente assim que me sinto... "Um dia eu disse que o meu nome entraria para história do carnaval. E esse dia chegou. Obrigada a todos. Estou muito feliz!"
Representando o bloco carnavalesco Bafo da Onça! Roupa idealizada pelo meu carnavalesco Leandro Vieira. Confeccionada por Ari Mesquita"
Comments