'A todo vapor': Joel Costa Junior e Chayeni Cristiny (Rainha dos Sambistas SC 2017) falam do
- Meu Mundo do Samba
- 18 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Na última terça (13.12) os sambistas de Florianópolis tiveram uma boa notícia para confirmação da realização do carnaval na cidade em 2017. A diretoria da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) e autoridades públicas da cidade se reuniram para bater o martelo de como seria realizado o carnaval da cidade na passarela Nego Quirido. Joel Costa Junior (presidente da LIESF) e a atual Rainha do Carnaval de Florianópolis, Chayeni Cristiny (eleita Rainha dos Sambistas SC 2017) falaram sobre a realidade dos preparativos e a expectativa para o carnaval.

Foto: Arquivo Pessoal
"É uma luta muito grande, justamente no centenário do samba, nós não imaginaríamos que passaríamos por isso, mas é uma realidade nacional. Nós temos um convênio assinado com o município de Florianópolis credenciando a Liga e as escolas de samba a realizarem o carnaval. Esse convênio foi realizado no dia 23 de setembro de 2016 e agora em dezembro o prefeito (em exercício) veio a público para informar que não tinha recurso para fazer o pagamento do carnaval e das escolas de samba. Nós batemos sempre na tecla que carnaval não é gasto, é um investimento. Basta saber os números apresentados e ir no balanço do último carnaval pela própria prefeitura. Tivemos uma arrecadação recorde de mais de 100 milhões de reais, fora a verba disponibilizada pela prefeitura. Nós temos um grande diferencial para 2017 que é uma transmissão nacional. Pela primeira vez na história do nosso carnaval uma transmissão nacional em tv aberta para todo país. Infelizmente existe políticos que não tem essa percepção, não gostam, não respeitam.", ponderou o presidente da LIESF.

Foto: Chayeni será Rainha dos Sambistas SC 2017 ao lado do Rei reeleito, Luis Fagner Naziazeno / Arquivo Pessoal
"O prefeito eleito deixou claro que não vai utilizar verbas da prefeitura para realizar o carnaval de 2017. Dito por ele, serão capitadas verbas em iniciativas privadas para realização do nosso carnaval 2017. Diante deste fato alegado, estamos a pouco mais de dois meses para a realização desse grande espetáculo cultural. No carnaval de 2017 as escolas estão com enredos muito fortes e isso me anima ainda mais. Enredos culturais e fundamentais para que se faça um grande espetáculo. Nosso carnaval precisa disso, cultura. Com todo esse impasse tenho certeza que sendo realizado o nosso carnaval, as escolas de samba virão com toda garra e coração para a passarela Nego Quirido. Nosso momento ainda é de apreensão, mas tenho fé que diante dessa situação nossa festa será ainda mais especial. Sabemos que não é fácil colocar as escolas na avenida, tanto pelo recurso que é repassado e pelo corte de valores das parcelas. Nossa carnaval não gera só oportunidades de trabalho, mas também uma grande entrada para os cofres públicos. Nosso carnaval merece é investimento. Nosso povo merece respeito." revelou a atual Rainha do Carnaval de Florianópolis 2016, recentemente eleita Rainha dos Sambistas SC 2017.
Comments