Entrevista Inesquecível 2016: Yohji Leão
- Meu Mundo do Samba
- 11 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Entrevista Inesquecível com Yohji Leão!
Nome: Yohji Nakajima
Estado: KANAGAWA, Japão
Residência: Tokyo e Rio de Janeiro
Escola do coração: Grande Rio
Desfila desde: 1997
Cargo(s): 1997: Destaque no chão da Tijuca; 1998 e 2005: 3º mestre-sala da Grande Rio; 2006: Composição do carro 6 da Acadêmicos de Santa Cruz; 2007: 1º mestre-sala da Gato de Bonsucesso; 2008: Comissão de Frente (pivô) da Porto da Pedra; 2009: Comissão de Frente (pivô) da Paraíso do Tuiutí, Composição do carro 1 da Unidos da Tijuca e Comissão de frente da Unidos do Jacarezinho; 2010: Composição do carro 1 da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 2 da Portela, Comissão de frente da Flor da Mina do Andaraí; 2011: Comissão de frente da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 1 da São Clemente, Composição do carro 3 da Portela; 2012: Comissão de frente da Arranco de Engenho de Dentro, Comissão de frente da Acadêmicos de Santa Cruz, Comissão de frente da Leão de Nova Iguaçu, 1 ala coreografada da Mocidade Independente de Padre Miguel; 2013: Comissão de frente da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 1 da Beija-Flor, Comissão de Frente da Matriz de São João de Meriti; 2014: Comissão de frente da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 1 da Beija-Flor; 2015: Comissão de frente da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 4 da Viradouro, Composição do carro 1 da Unidos da Tijuca; 2016: Rei de Bateria da Tradição Serrana, Destaque do Carro 4 da Acadêmicos de Santa Cruz, Composição do carro 5 da Unidos da Tijuca, Composição do carro 6 da Portela e Composição do carro 2 da Estácio de Sá.

Foto: Mariana Carvalho
(MMS) Qual a importância de você ter sido condecorado com o Prêmio Sambista Inesquecível 2016 na categoria Revelação Inesquecível do Espírito Santo?
Yohji: Para mim foi grande surpresa e alegria que nem esperava. Ao mesmo tempo, muita honra e orgulho.
(MMS) Quais os momentos marcantes do seu carnaval 2016, dos ensaios ao desfile oficial, que podem ser relatados?
Yohji: Primeiramente, o desfile da Tradição Serrana quando entrando na avenida foi muito emocionante e inesquecível. Me arrepiei todo. E quando sai no Carro de Santa Cruz também. Nunca imaginava que um dia eu desfilasse como Destaque principal de carro no Rio. Até hoje me lembro “das caras” do povo na arquibancada e frisas, me dando parabéns.
(MMS) Ser rei de bateria de uma escola tradicional deve exigir um comprometimento enorme do sambista. Você acredita a escola soube reconhecer a importância do cargo e valorizar a sua participação neste carnaval?
Yohji: Bom, acredito que Tradição Serrana me recebeu de
braços abertos, com maior carinho. Dei meu melhor possível para ela, quanto preparação física e fantasia, tal... e graças a Deus, foi bem reconhecido sim.
(MMS) Você confirma participação na próxima folia e já pode adiantar novidades para o carnaval 2017?
Yohji: Sim, com maior prazer eu voltarei no Carnaval Capixaba 2017 com a Tradição Serrana. Já estou ansioso, aguardando a escola escolher um bom enredo. Novidades... ainda não posso contar (risos)!
(MMS) Deixe uma mensagem para todos do Portal Meu Mundo do Samba que se encantaram com o seu jeito de ser sambista e a todos os seus admiradores.
Yohji: Espero que a galera goste dos meus trabalhos. Amo muito tudo isso, Carnaval do Brasil, já desfilo há 20 anos no Rio, SP, Três Rios e Vitória, mas cada ano diferente e ainda choro de emoção. Única coisa que tenho certeza é que o Samba não tem fronteiras. Me aguarde no Carnaval 2017! Estarei demonstrando minha garra e amor com muito respeito a todos. Obrigadoooooo!

Comments