Entrevista Inesquecível 2016: Fernanda Zacouteguy
- Meu Mundo do Samba
- 3 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Entrevista Inesquecível com Fernanda Zacouteguy!
Nome: Fernanda Zacouteguy
Estado: Santa Catarina
Residência: Florianópolis
Escola do coração: União da Ilha da Magia
Desfila desde: 2010
Cargo: Atualmente sou a Primeira porta bandeira ao lado do meu parceiro Rafael, são 6 anos de parceria onde juntos construímos um Projeto de mestre-sala e porta-bandeira mirim. Projeto que já nos rendeu nosso 2º mestre-sala e 3º casal. Atuo também como coreógrafa deles.

Foto: Na Avenida
(MMS) Qual a importância de você ter sido condecorada com o Prêmio Sambista Inesquecível 2016 na categoria Casal Inesquecível de Santa Catarina ao lado do Rafael Luiz Nunes?
Fernanda: Nossa, muita importância, não é? É sempre emocionante ver seu trabalho reconhecido, especialmente quando é reconhecido por um Portal de samba. E quando vem de fora de Floripa a gente leva até um susto! Feliz por estarem observando nosso carnaval. E sou grata pela homenagem!
(MMS) Quais os momentos marcantes do seu carnaval 2016, dos ensaios ao desfile oficial, que podem ser relatados?
Fernanda: Dois momentos me marcaram nesse carnaval. O primeiro quando foram apresentados nossos alunos/afilhados como 2º mestre-sala e 3º casal da escola. Para quem não sabe, nossa escola alguns anos atrás buscava no Rio um casal para defender este quesito tão tradicional. Hoje tenho muito orgulho em dizer que o quadro de casais da União da Ilha é preenchido por 'crias' da nossa comunidade. Conhecendo-os desde crianças e conhecendo a realidade de suas vidas, foi não só o momento mais especial desse carnaval, mas um dos mais especiais da minha vida, vê-los sendo apresentados oficialmente para comunidade como mestres-salas e porta-bandeiras da União da Ilha da Magia, e posteriormente, desempenhando tão bem seus papeis. O outro momento que para mim foi especial de mais foi nosso desfile técnico. Escola vibrante em sintonia com nosso samba que era uma verdadeira oração. Emocionante! Pra mim o melhor ensaio técnico que nossa escola já vez. E meu mestre-sala que estava inspiradíssimo, me proporcionou mais uma passagem inesquecível pela passarela. Agradeço a Deus por me permitir vivenciar momentos como esse!
(MMS) Ocupar um dos postos mais cobiçados do carnaval de Florianópolis pode trazer uma pressão muito grande para sua dança. Como você sente a responsabilidade de ocupar o posto e como tenta se manter calma durante suas performances?
Fernanda: Olha a responsabilidade é muito grade mesmo. Tanto com a nota como com a postura no dia a dia. Nosso nome está atrelado a uma instituição enorme que é nossa escola. Tem crianças que querem te imitar, tem gente te observando até no pagode. Então é uma questão de responsabilidade mesmo e de representar bem, tem que cuidar com tudo, com as atitudes e até com o que escreve no facebook (risos). Já a pressão é normal. São ossos do ofício. Ela sempre vai existir. A gente é que tem que aprender a lhe dar com ela. Somos seres humanos passíveis de erros, mas no nosso caso nem sempre errar é aceitável, e além disso você nunca vai agradar a todos. O que eu procuro fazer é sempre lembrar o motivo principal pelo qual estou ali. Eu amo dançar, amo a minha arte, amo meu pavilhão, e tenho a sorte de poder aliar tudo isso. Dançar a minha arte com o pavilhão do meu coração! É muito bom né? Eu lembro disso tudo e aí não tem pressão que acabe com a minha felicidade! Danço que nem criança mesmo (risos)!
(MMS) Você confirma participação na próxima folia e já pode adiantar novidades para o carnaval 2017?
Fernanda: A única coisa que eu posso adiantar é que a União da Ilha virá mais forte do que nunca.
(MMS) Deixe uma mensagem para todos do Portal Meu Mundo do Samba que se encantaram com o seu jeito de ser sambista e a todos os seus admiradores.
Fernanda: Deixo minha gratidão a vocês que acompanham nosso trabalho. Agradeço a tanto carinho e também as críticas, pois sem isso não crescemos. Agradeço ao Portal Meu Mundo do Samba por dar voz, mostrar e valorizar os sambistas de fora do eixo Rio-SP. Ganha o carnaval, vive nossa cultura! Espero continuar melhorando e superando minhas dificuldades ao lado do Rafa, meu parceiro de dança e da vida. Espero também continuar levando alegria e por vezes despertando emoção ao demonstrar com a nossa arte, que o pavilhão está acima de tudo. Bandeira não tem hierarquia e nem vaidade, bandeira tem história, tem luta, suor e respeito. Seja ela qual for. Meu respeito a todas as bandeiras do samba, em especial a minha, que é meu grande amor. E sobre o prêmio ‘Sambista Inesquecível’, ficará guardado no coração! Obrigado!

Opmerkingen